(+351) 239 701 680

info@eacmcoimbra.com

Rua Pedro Nunes

3030-199 Coimbra

9h30-12h30

14h-16h Dias úteis

SEGUIR AS ARTES – Orientação Vocacional Artística

O ensino artístico especializado, nomeadamente em regime articulado, coloca aos alunos de 9.º ano um desafio acrescido no que se refere à tomada de decisão vocacional. Chega o momento de perceber se este ciclo se dá por concluído ou se a opção passa pela continuidade no ensino artístico.

De forma articulada e complementar ao trabalho de orientação vocacional iniciado anteriormente pelos SPO da EBSQF, os SPO da EACMC realizaram neste 2º Período uma intervenção online por videoconferência junto de cada turma – Seguir as Artes – Orientação Vocacional Artística, permitindo a reflexão conjunta acerca da  importância da formação artística nos projetos de vida, a nível pessoal, formativo e profissional, e focando essencialmente a tomada de decisão em contexto artístico.

Após uma apresentação geral do sistema de ensino secundário e da oferta formativa específica da EACMC, os alunos tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas que, até ao momento, estariam a dificultar o processo de decisão.

No final da sessão foram auscultadas as intenções dos aluno, sendo que na área da Música: 22 alunos pretendem continuar a formação artística no ensino secundário (21 em supletivo e 1 em articulado), 11 alunos  não  pretendem continuar e 14 alunos  ainda não decidiram. Na área da Dança: 6 alunos  pretendem continuar o ensino artístico articulado, 7 alunos não pretendem continuar e 4 alunos  ainda não decidiram.

Finalmente, os SPO da EACMC reiteraram a sua disponibilidade para dar continuidade a este apoio, dando resposta aos alunos que se mantenham em situação de indecisão vocacional.

 

Anabela Mendes e Helena Baptista

(Serviços de Psicologia e Orientação – EACMC)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *