Porquê um Curso Profissional de JAZZ?
Segundo a DGEEC verificou-se um crescimento de 74% no número de alunos inscritos em cursos profissionais. Este aumento aliado ao crescimento da visibilidade dos mesmos no seio académico e a constatação da sua qualidade curricular, são só alguns dos fatores que cada vez mais atraem os alunos do ensino secundário.
Os cursos profissionais são o percurso do nível secundário de educação caracterizados por serem uma via de acesso ao ensino superior especializada com uma forte componente curricular prática . A aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências teóricas e práticas dotando os alunos de ferramentas variadas.
Corpo docente experiente e altamente especializado
Porque uma das vantagens de um curso profissional é a aquisição de ferramentas úteis para uma rápida integração no mercado de trabalho, apostamos na constituição de um corpo docente, que além de reconhecido academicamente, é composto por músicos profissionalmente ativos. Deste modo, a transmissão de conhecimentos técnicos e teóricos, alia-se ao desenvolvimento do espírito de auto-disciplina e profissionalismo, das capacidades performativas e noções estéticas, ou outras necessidades inerentes ao mercado de trabalho.
Instalações de elevada qualidade
O Conservatório de Música de Coimbra oferece aos seus alunos do Curso Profissional de Jazz instalações de elevada qualidade e recursos materiais necessários para prosperar nos seus 3 anos formativos. Além de salas de estudos equipadas e bibliotecas, o CMC tem ainda um auditório munido de equipamento de som, luz e vídeo, onde os seus alunos têm a possibilidade de fazer gravações audio e vídeo, assistir a palestras e concertos, participar em masterclasses e workshops, e claro, tocar.
Formação voltada para a integração no mercado de trabalho
A escolha de um curso profissionalizante como o CPJazz não invalida a possibilidade de continuidade dos estudos via uma formação superior. Os alunos que terminam o Curso Profissional de Instrumentista de Jazz optam dar seguimento aos seus estudos em universidades nacionais e internacionais.
Acesso ao ensino superior
A escolha de um curso profissionalizante como o CPJazz não invalida a possibilidade de continuidade dos estudos via uma formação superior. Os alunos que terminam o Curso Profissional de Instrumentista de Jazz optam dar seguimento aos seus estudos em universidades nacionais e internacionais.
Do que precisas?
> 9º ano de escolaridade
> Realização de prova de aptidão (conhecimentos musicais)
> Idade limite – 20 anos
Dupla Certificação
> 12º Ano
> Diploma Profissional de Nível IV
Saídas Profissionais
> Acesso ao ensino superior nacional e internacional
> Indústria discográfica, entrada em quadros profissionais de orquestras, eventos, produção de espetáculo, criação de novos projetos…
Sociocultural: Português, Inglês, Área de Integração, Educação Física, Tecnologias de Informção e Comunicação, História da Cultura e das Artes.
Científica: Física do som, Teoria e Análise Musical.
Técnica: Instrumento Jazz, Combo, Orquestra Jazz e Naipe, Técnicas de Improvisação, Formação e Contexto de Trabalho.
– Bolsa material (Consoante escalão de abono)
– Bolsa de Profissionalização (para a Disciplina Formação em Contexto de Trabalho)
– Subsídios de alimentação, transporte e alojamento (mediante pedido excecional ao PO CH e aprovação da tutela, conforme artigo 13.º da portaria em vigor n.º60-A/2015.
– Atribuição dependente diretamente do Financiamento do PO CH (em consonância com a legislação em vigor).
– Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
– Associação Cultural Quebra Costas
– Jardim da Manga
– Café Santa Cruz Marques Gonçalves e Pestana, Lda
– Instituto Politécnico de Coimbra
– Liquidâmbar
– Blue House
– Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra – continuação da parceria
– Associação Porta-Jazz
– Associação Sons da Lusofonia
– Rota Cafés com História