O Conservatório de Música de Coimbra (doravante, CMC) foi criado pela Portaria n.º 656/85 de 5 de setembro, integrando a Escola de Música Ré Maior e a Escola de Música de Coimbra. De referir que, através da criação do CMC, estes últimos estabelecimentos de ensino particular e cooperativo de música garantiram a continuidade da sua ação pedagógica.
O CMC iniciou a atividade letiva em fevereiro de 1986, no edifício da Cerca de S. Bernardo, na Ladeira do Carmo, cedido pela Câmara Municipal de Coimbra. A partir de 1987, ocupou o edifício da antiga Maternidade, situado na Sé Velha e, na sequência de um protocolo celebrado com a Universidade de Coimbra, estendeu a sua atividade, entre 1996 e 2003, às instalações do Instituto de Coimbra, na Rua da Ilha. De 2003 a 2010, devido às deficientes condições infraestruturais da antiga Maternidade da Sé Velha, o CMC instalou-se provisoriamente na Escola Secundária Dom Dinis, na Rua Adriano Lucas.
Em 2007, em resultado da aplicação do disposto no Decreto-Lei n.º 299/2007, de 22 de agosto, o CMC passou a designar-se Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (doravante, EACMC).
No ano de 2010, coincidindo com a celebração do seu 25.º aniversário, a EACMC instalou-se definitivamente no espaço até então unicamente ocupado pela EBSQF, na Rua Pedro Nunes, em instalações construídas de raiz para a EACMC. A união, no mesmo espaço físico, entre duas Escolas permitiu uma nova realidade educativa resultante da articulação curricular e pedagógica entre ambas as instituições. Esta articulação tem alcançado resultados positivos e enriquecedores no âmbito da convivência e da construção e conjugação de culturas e dinâmicas educativas complementares. Os alunos que frequentam a EACMC são, na grande maioria, do distrito de Coimbra e, igualmente, de distritos limítrofes. Com a construção das novas instalações, houve um aumento significativo do número de salas de aula, a que acrescem dois auditórios (o Grande Auditório, com trezentos e oitenta e sete lugares, e o Pequeno Auditório, com cerca de cento e trinta lugares). O alargamento da oferta educativa – com o Curso de Dança e o Curso Profissional de Instrumentista de Jazz –, bem como a parceria pedagógica com a EBSQF, aumentaram significativamente a comunidade escolar desta escola artística.
Em setembro de 2015 abriu, na Escola Profissional da Sertã, um polo educativo da EACMC. Fatores como a dificuldade dos jovens do município da Sertã em frequentar as aulas nas instalações do CMC em Coimbra e a centralização do ensino, com a consequente assimetria “litoral/interior” no âmbito da oferta educativa do ensino artístico, foram os principais motivos para a criação deste polo. Deste modo, a união de esforços entre o Ministério da Educação e Ciência, a EACMC, a Câmara Municipal da Sertã, as Filarmónicas da zona e a Escola Profissional da Sertã permitiu a abertura do Polo Educativo da Sertã.
No mesmo sentido, foram mais tarde encetadas as diligências necessárias para a abertura de um novo polo educativo da EACMC, desta vez em Arganil. De modo a obter a autorização do Ministério da Educação para abertura deste novo polo foi necessária uma união de vontades e respetiva colaboração entre o Agrupamento de Escolas de Arganil, a Câmara Municipal de Arganil e a EACMC. O Polo Educativo de Arganil iniciou a sua atividade nas instalações da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos de Arganil, no ano letivo 2017/2018 e atualmente abrange maioritariamente alunos residentes em Arganil, Côja e Góis.
A EACMC dinamiza, também, a Orquestra Geração | Sistema Portugal, um projeto de inclusão social que consiste na oferta da aprendizagem da Música a crianças e jovens de comunidades com conjunturas socias e económicas mais desfavorecidas, que nunca tiveram contacto com a prática orquestral. Este projeto visa reforçar a integração das crianças através da prática musical, desenvolvendo competências individuais, sociais e escolares.
No ano letivo 2022/2023, no seguimento da publicação da Portaria n.º 65/2022, de 1 de fevereiro, que procede à primeira alteração à Portaria n.º 223-A/2018, de 3 de agosto, a EACMC amplia a sua oferta educativa com a abertura do Curso Básico de Teatro, em regime articulado com a Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dra. Maria Alice Gouveia.
No ano letivo 2023/2024, no seguimento de uma união de sinergias entre a Câmara Municipal de Miranda do Corvo e a EACMC, juntamente com o aval do Ministério da Educação, iniciam-se as atividades letivas num novo polo, o Polo Educativo de Miranda do Corvo, inaugurado a 12 de agosto de 2023.
Na EACMC existem uma Associação de Pais e Encarregados de Educação e uma Associação de Estudantes. Estas associações desempenham papéis fundamentais na Escola, em estreita colaboração com o Conselho Geral e a Direção, quer através de iniciativas/sugestões, quer participando em atividades promotoras do sucesso e crescimento deste Conservatório.