A ansiedade na performance é considerada uma resposta adaptativa ao medo de atuar em palco, que se traduz num conjunto de manifestações fisiológicas, cognitivas e comportamentais.
Neste contexto de ensino artístico especializado, é significativo o número de alunos, tanto de Música como de Dança, que experienciam esta dificuldade ao longo do seu percurso.
As implicações da ansiedade na performance são reconhecidas por professores e alunos e justificam performances de menor conforto e prazer, por vezes de qualidade inferior ao esperado, evitamento de momentos performativos e em situações mais graves, o abandono do percurso artístico inicialmente traçado.
Reconhecendo a importância de intervir sobre esta problemática, os SPO da EACMC entenderam dinamizar uma intervenção específica junto de diversas turmas, tendo por base objetivos claros: destacar o caráter adaptativo e normativo da ansiedade na performance; proporcionar um momento de reflexão individual acerca de experiências mais significativas; facilitar a compreensão da ansiedade na performance quanto à sua definição, sintomas e manifestações; apresentar estratégias cognitivas e comportamentais para lidar com esta dificuldade.
Esta atividade foi já realizada junto de todas as turmas do Curso Profissional de Instrumentista Jazz. Destaca-se a participação ativa e empenhada de todos os alunos e professores presentes.
Anabela Mendes e Helena Baptista
(Serviços de Psicologia e Orientação – EACMC)