Passados alguns dias a viver em condições muito especiais, as quais exigem que sejamos todos autênticos super-heróis, é cada vez maior a consciência da nossa vulnerabilidade.

Na verdade, este aparente antagonismo, é sentido diariamente, confrontados com as notícias que, ora nos dão esperança e enaltecem o esforço de cada um, ora nos assustam, pelos números apresentados.

Enfim, somos humanos e rapidamente fomos percebendo que, o sentimento inicial de ilusória euforia, ao pensar que vinha aí uma pausa da escola ou do trabalho, daria lugar a outros sentimentos menos funcionais, de medo, angústia e incerteza.

E isto custa, mas é compreensível.

Não há que se envergonhar, ou sentir culpado ou fraco perante tais sentimentos, exatamente porque somos humanos! E se tal assumir contornos que nos levam a perceber que é necessário pedir ajuda, também isso é humano!

Porque estamos juntos nesta luta contra um organismo que veio reformular as nossas vidas, deixo-vos alguns documentos, emanados pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Entendam-nos como ferramentas de apoio e não como mais informação a digerir obrigatoriamente, pois, neste momento, se há condição dispensável é ter pressão adicional.

Cuidem-se e sintam-se à vontade para recorrer a estes serviços, ainda que à distância! 

A Psicóloga da EACMC - Anabela Ventura Mendes

Attachments:
Download this file (como_lidar_com_o_stress_durante_o_surto_de_codvid19_3.pdf)como_lidar_com_o_stress_durante_o_surto_de_codvid19_3[como_lidar_com_o_stress_durante_o_surto_de_codvid19_3]193 kB
Download this file (covid_19_ansiedade_1.pdf)covid_19_ansiedade_1[covid_19_ansiedade_1]364 kB
Download this file (covid_19_criancas_.pdf)covid_19_criancas_[covid_19_criancas_]796 kB
Download this file (doc_covid_19_ensino_a_distancia_.pdf)doc_covid_19_ensino_a_distancia_[doc_covid_19_ensino_a_distancia_]335 kB
CAPTCHA

Contactos

Morada
Rua Pedro Nunes
3030-199 Coimbra

Horário dos Serviços Administrativos
Dias úteis das 9h00 às 12h30 e das 13h15 às 16h30

Telefone
+351 239 70 16 80

Email
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Ir para o topo