O Conservatório de Música de Coimbra é um estabelecimento público do Ensino Especializado da Música, criado pela Portaria n.º 656, de 5 de Setembro de 1985. Na altura da sua criação, integrou duas escolas particulares de Música existentes em Coimbra, assumindo-se como continuador, ao nível oficial, da acção pedagógica dessas escolas.

Iniciou a sua actividade lectiva em Fevereiro de 1986, no edifício da Cerca de S. Bernardo, na Ladeira do Carmo, cedido pela Câmara Municipal de Coimbra. Em Outubro de 1987, por cedência da Junta Distrital de Coimbra, mudou-se para o edifício da antiga Maternidade, à Sé Velha. Nos anos lectivos de 1996/97 a 2002/03, utilizou também as instalações do Instituto de Coimbra, na Rua da Ilha, na sequência de um protocolo celebrado com o mesmo Instituto e com a Universidade de Coimbra.

Ocupa provisoriamente parte das instalações da Escola Secundária Dom Dinis, desde o início do ano lectivo de 2003/04, na Rua Adriano Lucas, até à conclusão do previsto novo edifício.

Sedeado em Coimbra, mas exercendo a sua acção sobre toda a Região Centro – directamente, ou através das Escolas de Música na sua dependência pedagógica – o Conservatório de Música de Coimbra norteia a sua actividade pelos seguintes princípios:

• Promover a aprendizagem, prática e fruição da Música na cidade de Coimbra e na Região Centro.
  • Contribuir para a formação integral dos seus alunos, como cidadãos e como músicos.
  • Promover a dignificação profissional e formação do seu pessoal docente e não docente.